Reflectindo a Psicologia...

Reflectindo a Psicologia...

quarta-feira, 13 de abril de 2011

A aprendizagem pela experimentação

A aprendizagem é o processo pelo qual se adquirem novos conhecimentos, se desenvolvem competências e se mudam comportamentos. Existem várias teorias que se debruçam sobre esta temática e que apresentam diferentes pontos de vista acerca do modo como se processa.
No entanto, e independente da perspectiva, parece não esxistir qualquer dúvida em relação à importância do contacto com o meio para que se proceda à integração e assimilação de conhecimentos, quer se trate de um esquema tipo "tentativa-erro", quer seja por modelagem (imitação). Quando assim é, e complementarmente num sistema de troca dinâmica com os factores de ordem individual interna, podemos garantir que se está , de facto, a dar o processo de aprendizagem. Isto porque não podemos descurar variáveis como a motivação, os reforços e as competências de carácter cognitivo.
A prática favorece o desempenho , em qualquer que seja o domínio a considerar. Não restam dúvidas quando falamos de uma actividade desportiva, de aprender a tocar um instrumento músical ou de cozinhar. Caso flagrante é o da condução: seria impensável não ter aulas práticas ( mesmo depois de bem sabida a teoria do código) e, ainda assim, só se aprende verdadeiramente a conduzir depois de muitas horas de prática, após aprovação no exame. Da mesma forma, desenvolver competências de cálculo ou aprender uma língua estrangeira está fora de questão sem muito exercitar. Percebe-se agora bem a componente prática dos cursos e a necessidade de estágios integrados na formação académica para que os profissionais sejam minimamente competentes...Conclui-se , assim, perfeitamente que é impossível dissociar a aprendizagem da prática social.

                                                                       por Alexandra Macedo ( psicóloga)  in  " EstarBem" _ Revista J

1 comentário:

  1. Aprendizagem pela experimentação..algo que nós,homens e mulheres do desporto,fazemos do nosso dia - a - dia. O treino exaustivo em diversas áreas para, através dessa intensiva experimentação,atingirmos o domínio prático - cognitivo de tal componente. Uma dos pontos aqui referidos e, de extrema importância, trata - se da componente emocional, referente a todo o processo de aprendizagem. É da competência do professor/treinador, saber inserir o aluno no meio adequado e procurar a melhor abordagem do ponto de vista emotivo e motivacional ! A exploração destas vertentes, serão determinantes num maior ou menor sucesso/ desenvolvimento do aluno/atleta, tanto como pessoa, como aprendiz. São estes jogos mentais e emocionais, que nos levam a explorar e atingir, metas inicialmente intangíveis . .o impensável !

    Victor Pinto

    ResponderEliminar