Defende uma posição construtivista/interaccionista: as estruturas do pensamento são produto de uma construção contínua do sujeito que age e interage com o meio, tendo um papel activo no seu próprio desenvolvimento cognitivo.
Esquemas de Aprendizagem: categorias mentais que organizam a relação sujeito/meio e as experiências. São muito importantes para a aquisição de conhecimentos.
- No inicio da vida: Esquemas reflexos inatos (movimentos reflexos. Ex.: sucção)
- Mais tarde: Aprendizagem:
- Adaptação: construção de novos esquemas que resultam da
- Assimilação (processo adaptativo que consiste em incorporar novas informações nos esquemas existentes) e da
- Acomodação (processo adaptativo que consiste em ajustar os esquemas existentes a novas situações; alteramos os esquemas de maneira a assimilar novas informações).
- Equilibração, mecanismo regulador da assimilação e acomodação que permite a adaptação do indivíduo ao meio, permitindo uma progressão no sentido de um pensamento cada vez mais complexo.
Os estágios de Desenvolvimento Cognitivo de Piaget, dividem-se em: - Sensório-motor (0-2 anos);
- Pré-operatório (0-7 anos);
- Período das operações concretas;
- Período das Operações formais;
- Adaptação: construção de novos esquemas que resultam da
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