Reflectindo a Psicologia...

Reflectindo a Psicologia...

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Qual o factor mais preponderante na aprendizagem? Hereditariedade VS Meio.

  A Hereditariedade consiste no património genético que herdamos dos nossos progenitores. A morfologia, a fisiologia, ou mesmo traços de personalidade são características que herdamos dos nossos pais. De forma mais objectiva, a Hereditariedade é aquilo que é intrínseco ao sujeito (inato). Podemos dizer que o padrão genético influencia as características da personalidade e aprendizagem, mas por outro lado, se essas não forem estimuladas pelo meio nunca se desenvolverão.
Ao falarmos do meio convém esclarecer que este diz respeito: ao ambiente familiar (se é ou não estimulante), à cultura em que se está inserido, ao grupo de amigos à qual se pertence, ou até mesmo ao tipo de clima faz na zona geográfica onde se habita.
A relação mútua que deve existir entre a Hereditariedade e o Meio é designada por fenótipo (a influência genética com a influência ambiental). Remetendo para o caso de Genie debatemo-nos de frente com esta questão fenótipa. Segundo percebemos no documentário, Genie nascera já com um ligeiro atraso no que respeita à aprendizagem. Contudo, o facto de esta ter vivido os seus primeiros anos de vida isoladamente num mundo à parte ( um meio nada estimulante) no período crítico para certas aprendizagens,  não permitiu que ela adquirisse as aprendizagens fundamentais nessa primeira fase da vida . Posteriormente, de um momento para o outro, ela passa para uma realidade completamente distinta e é submetida a uma aprendizagem forçada.  

Sem comentários:

Enviar um comentário