Reflectindo a Psicologia...

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segunda-feira, 9 de maio de 2011

Desenvolvimento Cognitivo - Estádios de Piaget

Piaget estudou o desenvolvimento cognitivo da criança e, segundo este autor, a inteligência constrói-se progressivamente ao longo do tempo, por estádios ou etapas constantes e sequenciais, ou seja, de ordem invariável.
Defende uma posição construtivista/interaccionista: as estruturas do pensamento são produto de uma construção contínua do sujeito que age e interage com o meio, tendo um papel activo no seu próprio desenvolvimento cognitivo. 

Esquemas de Aprendizagem: categorias mentais que organizam a relação sujeito/meio e as experiências. São muito importantes para a aquisição de conhecimentos.
  • No inicio da vida: Esquemas reflexos inatos (movimentos reflexos. Ex.: sucção)
  • Mais tarde: Aprendizagem:
    • Adaptação: construção de novos esquemas que resultam da
      • Assimilação (processo adaptativo que consiste em incorporar novas informações nos esquemas existentes) e da
      • Acomodação (processo adaptativo que consiste em ajustar os esquemas existentes a novas situações; alteramos os esquemas de maneira a assimilar novas informações).
      • Equilibração, mecanismo regulador da assimilação e acomodação que permite a adaptação do indivíduo ao meio, permitindo uma progressão no sentido de um pensamento cada vez mais complexo.

      Os estágios de Desenvolvimento Cognitivo de Piaget, dividem-se em:
    • Sensório-motor (0-2 anos);
    • Pré-operatório (0-7 anos);
    • Período das operações concretas;
    • Período das Operações formais;